Os 4 principais desafios do empreendedor brasileiro

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Diferente do que muitos pensam, ser o próprio chefe é uma atividade sem folga. Se é assim em qualquer contexto, os desafios do empreendedor brasileiro são ainda mais volumosos!

Considerando que o Brasil é um país emergente, lida-se com muitas oportunidades por um lado e inúmeras dificuldades por outro. Os aspectos burocráticos, a instabilidade econômica e a falta de preparo para a gestão estão nas raízes dos desafios do empreendedor no território nacional.

Dessa maneira, buscar conhecimento sobre a situação e investir em estratégias para lidar com elas é um caminho necessário para sobreviver no mercado. A seguir vamos listar alguns dos principais desafios do empreendedor brasileiro para que você comece essa jornada!

1. Planejar em longo prazo é o primeiro desafio do empreendedor brasileiro

A ansiedade em começar ou necessidade de tocar o negócio faz com que muitos empreendedores no país não consigam desenvolver um planejamento de longo prazo. Esse elemento comportamental é ampliado pela própria instabilidade econômica, dentre outras surpresas, que dificultam o gestor em ter perspectivas claras para o futuro.

Entretanto, nenhum empreendimento próspero vive apenas do presente. Em contextos como o do Brasil, o peso de um planejamento eficiente e completo faz ainda mais diferença. O trabalho naturalmente é maior, pois diante das incertezas, é preciso ter sempre um plano B, C, D…

2. Ampla carga tributária

Esse é, sem dúvida, um dos desafios do empreendedor brasileiro que acumula queixas unânimes diante do pesado regime tributário do país, que é um dos mais onerosos do mundo.

Nestas condições, o gestor de empresas precisa se preparar para lidar com esse aspecto, seja a partir dos recursos necessários para manter-se em dia com os impostos ou se adaptando para acessar um regime facilitado de carga tributária, como o Simples Nacional.

3. Marketing e Vendas

O motivo pelo qual o marketing e, consequentemente, as vendas estão dentre os principais desafios do empreendedor brasileiro, ocorre no mesmo sentido do planejamento em longo prazo.

A mentalidade do empreendedor no país, muito influenciada pela constante sensação de insegurança e urgência, tende a negligenciar o marketing em suas possibilidades mais eficientes, como o digital.

Contudo, ao fazer isso, o gestor de negócios mantém estreitas suas possibilidades de vendas, assim como de fidelização de clientes. Para que uma marca seja bem-sucedida, ela precisa, em primeiro lugar, ser conhecida e se comunicar de maneira assertiva com o cliente.

4. Lidar com crises constantes

Se deparar com crises recorrentes é outro dos desafios do empreendedor brasileiro que mais dificultam o sucesso das empresas. A gravidade desse desafio se tornou explícita diante da situação das empresas com a pandemia do coronavírus.

A fragilidade dos empreendimentos no país se revela com essa situação, na qual algumas receitas se reduziram a zero ou despencaram, resultando em um também viral fechamento de portas.

É claro que o contexto é excepcional, mas uma das razões para que tantos negócios não estejam conseguindo sobreviver diz respeito à falta de planejamento para lidar com crises e, também, ao pouco investimento em inovação.

Esses são apenas alguns exemplos dos desafios do empreendedor brasileiro, contudo, a lista é muito mais longa! O que fica em questão é que tais desafios podem ser driblados por ações estratégicas de gestão.

Investir mais em planejamento, ampliar os recursos cognitivos da empresa e estar sempre a postos para se reinventar diante das crises são atitudes que favorecem a sobrevivência de um negócio em um contexto instável, mas também com muitas brechas para conquistar novos mercados.

Fonte: Blog Hábil Coworking

Siga-nos nas Redes Sociais

Posts Recentes

Fique atualizado

Cadastre-se em nossa Newsletter

Não enviamos spam,  apenas e-mail com matérias, notícias e atualizações do CBC Coworking.

Seu escritório pronto, na hora que você precisar.

Fale com nossos consultores e reserve seu espaço de trabalho!