Se você se considera um profissional multitarefas, que realiza várias atividades ao mesmo tempo. Calma!
Segundo a Associação Americana de Psicologia, o multitasking pode parecer eficiente superficialmente, mas, na verdade, leva mais tempo, no final, e causa mais erros”. No total, pode aumentar em 40% o tempo de trabalho, conclui a análise da APA.
Enquanto isso, o “supertasker” pode realizar com sucesso mais duas tarefas ao mesmo tempo e tem muito mais disciplina e gerencia o seu tempo de forma muito mais eficaz.
Produtividade tem receita?
Parece óbvio que existe um caminho certo para a produtividade. Mas na prática, nem sempre funciona.
Acompanhe a seguir, o passo a passo para melhorar a sua produtividade.
1 – Faça checklists;
2 – Organize o seu lugar de trabalho;
3 – Mantenha o foco;
4 – Faça pausas calculadas;
5 -Tente minimizar distrações.
Vale ressaltar que a produtividade impacta no desenvolvimento profissional e também no humano. Ser produtivo gera uma vantagem competitiva, além de otimizar o tempo e melhorar na utilização de recursos.
Ciclo da procrastinação: Interrompa para melhorar a sua produtividade.
Tenho certeza que você já passou por isso:
Você tem algo para fazer, mas antes de começar resolve pegar um café. Aí, abre a caixa de e-mails, entra no Facebook, inicia uma conversa no corredor da empresa, vai buscar uma água, aí entra no Instagram, acaba indo para o Google…aí volta para a atividade que precisava realizar e fim, o expediente encerrou e você não realizou a sua tarefa.
Uma dica: Quando tiver que fazer uma tarefa difícil no trabalho, mas está se distraindo com outras coisas, faça uma contagem regressiva.
5- Pense na tarefa;
4 – Dê uma olhada no ambiente ao seu redor;
3 – Respire fundo;
2- Corrija sua postura na cadeira e
1 – Comece a tarefa.
E por fim, inclua uma leitura sobre o tema para melhorar ainda mais a sua produtividade. Confira a nossa dica:
No livro Produtividade Para Quem Quer tempo, o autor Geronimo Theml vai te mostrar 5 níveis de produtividade para você refletir em qual nível está.
Além disso, sofra um pouco descobrindo as 8 verdades sobre a produtividade, mas, conheça também os 4 pilares que sustentam os atos das pessoas produtivas e aprenda com isso.
Aproveite para começar pelo resumo do livro, clicando aqui.
Fonte: Blog ANCEV