Motivos para contratar um coworking em 2021

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Será que ainda vale a pena contratar um coworking em 2021? Entenda as vantagens desse modelo de trabalho e como ele pode contribuir para o crescimento do seu negócio!

1. Introdução

O ano de 2020 foi marcado por uma das crises mais marcantes de toda a nossa história. A pandemia do coronavírus gerou sérias instabilidades na economia mundial, modificou comportamentos e obrigou as empresas a remodelar seus negócios a fim de se adaptarem ao “novo normal”.

Um dos setores que sentiram um grande impacto foram os espaços de coworking. Afinal, trata-se de um empreendimento que reúne pessoas em um espaço compartilhado, ao passo que a recomendação era o isolamento social.

No entanto, os espaços de coworking também oferecem diversos serviços que dispensam o contato físico e o deslocamento. Além disso, a pandemia tem fomentado uma modalidade de trabalho que os coworkings já promovem há anos.

Neste ebook, você vai entender melhor como funcionam esses espaços compartilhados e por que o coworking em 2021 vai ser um investimento muito vantajoso para empresas e profissionais liberais.

2. O funcionamento de um coworking

O coworking é um espaço de trabalho compartilhado em que diversos profissionais e empresas usufruem de diferentes serviços, reduzindo assim os custos relacionados à infraestrutura. Alguns desses serviços e espaços em um coworking incluem:

  • escritórios compartilhados: um conjunto de estações de trabalho com mesas e cadeiras ergonômicas à disposição com o melhor custo-benefício;
  • infraestrutura operacional compartilhada: internet de alta velocidade, ambiente climatizado, equipamentos de scanner e impressão, recepcionista etc.;
  • salas privativas: ambientes mais reservados ideais para equipes, em um cômodo exclusivo com mesas, móveis e outros equipamentos necessários para o seu trabalho corporativo;
  • salas de reuniões: ambiente todo preparado para receber clientes, parceiros de negócios, fornecedores e equipes;
  • auditórios: espaços mais específicos que acolhem um número maior de pessoas para palestras, treinamentos e outros eventos. Os ambientes são equipados com projetores, sistema sonoro e tudo o que você precisa para garantir uma apresentação profissional;
  • escritório virtual: modelo de contratação em que você garante serviços que aumentam a credibilidade da sua empresa, como endereço comercial, secretária que atende em número de telefone exclusivo, gerenciamento de correspondências, entre outros.

Profissionais e empresas podem contratar os espaços de coworking de diferentes formas. É possível firmar contratos de longo prazo, utilizar serviços pontuais e mesclar o home office com o trabalho em um ambiente compartilhado. Esse modelo de trabalho traz muitas vantagens. Veja só!

3. Motivos para contratar um coworking em 2021 — confira 5 razões imperdíveis

O coworking traz uma série de benefícios às empresas e aos profissionais autônomos, e é ideal para quem deseja um local de trabalho tranquilo e bem equipado.

3.1. Flexibilidade

Quem trabalha remotamente, ou seja, longe do ambiente da empresa, preza bastante por sua liberdade. Afinal, o home office é muito confortável e cômodo para muitas pessoas. Mas trabalhar em casa acaba sendo o oposto do espaço corporativo.

O local doméstico por ser mais informal e sem a infraestrutura de uma grande empresa pode fazer o profissional sentir saudades da empresa por alguns momentos.

Por isso, o coworking pode ser uma ótima opção. Ele traz a liberdade do home office ao mesmo tempo em que fornece toda a infraestrutura que o profissional precisa para trabalhar. Além disso, ele tem a flexibilidade de escolher quando ir trabalhar ou em que momento um ambiente mais formal seria mais vantajoso para o negócio.

Por exemplo, ele pode mesclar o home office com o espaço compartilhado, escolhendo os dias em que deseja ir para o seu escritório no coworking — talvez duas ou três vezes por semana, por exemplo.

Vale lembrar que muitos coworkings funcionam fora de horários comerciais ou mesmo em fins de semana. Assim, se você deseja um horário mais flexível, em que talvez não enfrente trânsito nas estradas, o espaço compartilhado é uma ótima opção para você.

3.2. Foco e produtividade

As condições para alguém alcançar o máximo de seu foco e produtividade pode variar de uma pessoa para outra. Acontece que trabalhar em casa pode ser um desafio para muitos. Muitas vezes é necessário dividir atenção com familiares, envolver-se em tarefas domésticas, sem falar nas tentações de ficar assistindo vídeos e filmes, e até descansar na cama e se perder no tempo.

Já o coworking é um ambiente profissional todo preparado para você alcançar o máximo da sua produtividade. Por ser um investimento, o profissional acaba sentindo a necessidade de focar no seu trabalho para não perder tempo.

3.3. Profissionalismo

Uma das grandes dificuldades de quem trabalha em casa é ter um local adequado para atender clientes e parceiros. A falta de formalidade do lar pode fazer o profissional perder muitas oportunidades de negócios.

Por outro lado, um coworking é um local profissional adequado para fazer reuniões em ambientes reservados e com as instalações necessárias caso queira fazer apresentações audiovisuais.

Além disso, empresas que contratam salas privativas podem contar com recepcionistas, telefonista que atende ligações em nome da empresa e outros serviços de gestão.

Também é possível ter um endereço comercial em um local de prestígio na cidade, onde poderá receber suas encomendas e correspondências, tudo de forma organizada.

Ainda no que se refere à localização, ter um escritório bem localizado contribuiu para que você esteja sempre próximo de seus clientes, parceiros e fornecedores. Tudo isso garante muito mais credibilidade e profissionalismo à sua marca, não concorda?

3.4. Economia

O princípio básico de um coworking é a economia compartilhada. Todos os custos dos serviços e infraestrutura, como água, energia, limpeza, internet e impostos, são compartilhados, ficando muito barato para cada coworker. Assim, você terá mais dinheiro para investir no seu negócio.

Outra facilidade é que todas as contas do negócio ficam resumidas em apenas um contrato. Assim, a empresa não precisa gerenciar contas de diferentes fornecedores.

A economia compartilhada permite ainda que você tenha acesso a serviços e infraestruturas que talvez com profissional autônomo não seria possível. Por exemplo, uma sala de reunião para fazer uma apresentação ou um atendimento individualizado, ou mesmo um auditório para um evento especial.

3.5. Networking

Um benefício adicional é a possibilidade de conviver com profissionais de diferentes áreas de atuação. Essa oportunidade permite que você troque experiências sobre o mercado e estratégias. Além disso, muitas chances de parcerias também podem surgir.

Na época da pandemia, muitos profissionais e empresas precisaram se reinventar, e o networking é uma dica para encontrar soluções para manter seu negócio ativo, apesar das restrições impostas pelo isolamento social.

4. A pandemia e a redescoberta do trabalho remoto

Todos esses benefícios ficaram ainda mais atraentes após a pandemia do coronavírus. Afinal, muitas empresas precisaram fechar as suas portas e manter seus funcionários trabalhando remotamente em suas casas.

A partir de então, muitos gestores experimentaram e perceberam como o trabalho remoto pode ser proveitoso não apenas para os profissionais, mas também para a própria empresa. Seja pela economia, seja pelo aumento da produtividade.

Segundo uma pesquisa da Fortinet, 30% das empresas entrevistadas informaram que desejam permanecer com o home office após a pandemia.

Esse movimento tem gerado bastante otimismo para as empresas de coworking. Um levantamento feito pelo Coworking Brasil revelou que 41% dos gestores de espaços compartilhados estão ligeiramente otimistas e 16% estão muito otimistas com o crescimento desse modelo nos próximos meses.

As empresas descobriram que o coworking não é apenas uma solução que traz maior economia para os negócios, mas também pode elevar a produtividade das equipes. Afinal, todas as necessidades operacionais ficam suprimidas, sem que a empresa precise se preocupar com isso.

5. O caminho para contratar um coworking

O coworking é um modelo que foi criado para ser prático e facilitado para o profissional. Mas é necessário avaliar o que o espaço entrega para determinar qual é mais vantajoso para o seu caso. Alguns aspetos e serviços que você precisa ponderar são:

  • horário de funcionamento: como vimos, o coworking precisa dar liberdade a você. Então, verifique se o horário em que o local fica aberto corresponde à sua disponibilidade;
  • relevância de localização: o local precisa ser acessível não somente para você, mas também para seus clientes e parceiros. Estar próximo de empreendimentos que são estratégicos para o seu negócio, como bancos, fornecedores e cartórios, por exemplo, também é importante;
  • escritório virtual: este serviço tem sido muito útil durante a pandemia. Você garante um atendimento personalizado com gerenciamento de correspondências sem ter ninguém trabalhando na empresa;
  • cláusulas de contrato: antes de fechar qualquer contrato, é importante analisar cada cláusula para entender como as regras definidas pelo coworking podem comprometer decisões futuras do seu negócio;
  • custo-benefício: economizar é um dos principais objetivos de um coworking. Por isso, coloque na ponta do lápis para avaliar qual será sua economia real e que vantagens serão obtidas por meio de um espaço compartilhado.

6. Conclusão

Como vimos, o coworking em 2021 é uma tendência que tende a ficar cada vez mais forte. Mesmo com as restrições de circulação, serviços como o Escritório Virtual continuam especialmente úteis para aqueles que vão permanecer em home office, mas precisam expressar profissionalismo em seu trabalho.

Essa estratégia de adotar um espaço compartilhado pode beneficiar seu negócio de diversas formas, reduzindo custos, garantindo uma infraestrutura operacional robusta e fornecendo condições apropriadas para o seu crescimento profissional.

Fonte: Blog CWK

Siga-nos nas Redes Sociais

Posts Recentes

Fique atualizado

Cadastre-se em nossa Newsletter

Não enviamos spam, apenas e-mail com matérias, notícias e atualizações do Criciúma Business Center.

Seu escritório pronto, na hora que você precisar.

Fale com nossos consultores e reserve seu espaço no trabalho