Administrar o tempo é administrar a vida.

Administrar o tempo é administrar a vida.

Você administra bem o seu tempo ou constantemente perde os prazos de entrega de trabalhos, esquece onde anota informações importantes a respeito de reuniões e todos os dias você tem a sensação de que se tivesse mais 10h para trabalhar, ainda não seria suficiente?
        Se você se identifica com isso, talvez esteja precisando melhorar a gestão de tempo e rever sua rotina diária. Isso é simples! Basta apenas disciplina e com alguns passos você conseguirá melhorar seu desempenho e produtividade. 



1-      Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado. Coloque próximo a você os materiais que utilize com frequência, por exemplo, os livros que você costuma consultar organize em prateleiras próxima a sua mesa de trabalho;  faça o mesmo com seu computador. Desfaça-se de arquivos que não são pertinentes, programas que não são necessários e que talvez você nem  utilize mais; salve em um HD externo ou em uma nuvem os arquivos importantes e tudo que você precisa para seu trabalho ou projeto.

Dentro desta fase de organização, se você está idealizando trabalhar em home office é de extrema importância que haja uma avaliação para ver se o ambiente oferece o suporte que você precisa, tanto na parte de estrutura como a própria privacidade para atender clientes ou até mesmo para você conseguir se concentrar e produzir.




2-      Aprendendo a priorizar. Esta talvez seja uma das maiores dificuldades das pessoas: priorizar as atividades e não querer fazer tudo em um dia só.
Para isto, você precisa anotar todo o seu dia (ou semana) em uma lista e avaliar quanto tempo necessita para cada afazer, qual o nível de importância e o prazo que tem para finaliza-lo. Após esta avaliação você ira então fazer uma checklist, para cada dia da semana uma série de atividades a serem completadas, seguindo ordem de importância (urgentes primeiro) e tempo de execução. A título de exemplo: se você tem uma reunião, anote junto ao compromisso o endereço (procure no mapa com antecedência caso seja a primeira vez que irá ao local), pessoa de contato e a pauta, tudo isso ajudará você a não perder tempo procurando e-mails, mensagens atrás dessas informações.
Tente planejar 70% do seu dia, deixando os outros 30% para possíveis imprevistos.


3-      Disciplina! Se você trabalha em home office, principalmente, as tentações de procrastinar o que deve ser feito são grandes.  
Diminua seu tempo nas redes sociais, não “faça hora” para sair da cama e procure cumprir o horário estabelecido por você mesmo. Cada pessoa tem um horário que é mais produtiva, então, se você sabe que pela manhã você produz mais, acorde cedo e comece pela manhã a executar tudo conforme seu planejamento do dia, assim, caso aconteça algo fora da rotina você ainda terá o restante do dia para finalizar o que começou sem interferir no plano da semana.
E se você trabalha em uma empresa os métodos funcionam da mesma maneira; fique longe das distrações, mantenha sua programação da semana ao alcance dos olhos e procure cumprir os prazos conforme você organizou.


4-      Descanso e lazer. Sim! Independente se você está começando a empreender ou simplesmente trabalha para uma empresa onde tem uma rotina desgastante você não pode deixar de lado estas duas coisas. O descanso, principalmente. Pois estender muito seu horário de trabalho levara o corpo a um desgaste, baixando sua produtividade podendo tornar-se algo mais grave. Respeite seus horários de repouso, seus finais de semana e dias de folga; não fique checando e-mails sabendo que mesmo que tenha algo para resolver você precisara aguardar o dia seguinte para resolver a situação. Evite provocar ansiedade, que poderá afetar seu sono, ocasionando insônia que por sua vez deixará seu dia improdutivo. 
O lazer deve ser estabelecido dentro da sua meta; se você está querendo aumentar o patrimônio, adquirir um bem, por exemplo, certamente você estabeleceu uma redução de despesas. Deste modo, procure atividades prazerosas para você e que não necessite gastar para isso. Ou, que o gasto não seja nada fora do seu planejamento.

São dicas simples que podem colaborar para a obtenção do seu objetivo.


Para melhores resultados procure um profissional da área e faça um acompanhamento especifico tendo em vista exatamente o seu intuito.


Texto por: Juliana da Silva Barreto.



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